myvt-portugal

Quem somos

Somos uma Escola Internacional de Kung Fu, com expertise na Arte Marcial Ving Tsun.

O Ving Tsun é o único sistema marcial de Kung Fu criado por uma mulher. Privilegia a inteligência e a estratégia em lugar da força.

O Sistema Ving Tsun (ou Wing Chun) de Kung Fu teve sua origem na China no século XVIII, e sua fundação é atribuída à Mestra Yim Ving Tsun.

A linhagem de Mestra Yim Ving Tsun inclui nomes mundialmente conhecidos como o consagrado Patriarca Ip Man e seu Discípulo Moy Yat, um dos responsáveis por levar o Ving Tsun para o Ocidente; Grão-Mestre Leo Imamura, introdutor do Sistema Ving Tsun na América do Sul e a Mestra Sênior Ursula Lima, sua Discípula e líder da família Moy Lin Mah.

Estamos a iniciar a presença da Moy Yat Ving Tsun em Portugal com Palestras, Workshops e atendimentos personalizados (presenciais ou virtuais) com a Mestra Sênior Ursula Lima  e seus discípulos.

o que é kung fu?

Kung = Esforço, Trabalho Inteligente

 Fu = Sábio, Digno, Ser Humano Maduro

Kung Fu é muito mais do que uma arte marcial. O conceito originado na China há mais de 4.500 anos, diz respeito a um tipo específico de “Inteligência” que somente pode ser acessada através de uma experiência de convivio capaz de gerar transformações na conduta daqueles que o vivenciam de forma plena.

Segundo o Professor Peimin Ni, professor da Grand Valley State University, durante as Dinastias Song e Ming na China, o termo Kung Fu era amplamente empregado pelos confucionistas, taoístas e budistas como a arte de viver a vida.

Assim, a essência do Kung Fu pode ser encontrada em várias artes e orientações sobre como cultivar a própria pessoa e sua vida.

Desta forma, podemos dizer que há Kung Fu na hospitalidade, na música, na pintura, na gestão de pessoas, na docência, na gastronomia, na liderança, no empreendedorismo entre tantas outras atividades.

quem pode praticar?

Pessoas de todas as idades podem praticar o Sistema Ving Tsun e desenvolver o seu Kung Fu, pois cada um tem a sua própria maneira de manifestá-lo.

A prática do Ving Tsun traz importantes benefícios para a saúde física, mental e emocional.  Por não utilizar a força mas inteligência e estratégia o Ving Tsun é acessível também a mulheres e idosos.

Alguns benefícios advindos da prática do Ving Tsun:

  • Físico - Consciência corporal, senso de espaço e direção, fortalecimento do corpo, coordenação motora, uso adequado do fluxo de energia, desenvolvimento do equilíbrio e aprimoramento da postura.
  • Mental – Relaxamento, aumento da atenção e do foco, uso da inteligência e da estratégia no lugar da força, quebra de padrões mentais.
  • Emocional – proporciona o auto-conhecimento, atua sobre o enfrentamento dos medos, equilíbrio emocional e tranquilidade em situações adversas.

o que é a moy yat ving tsun?

As palavras do Patriarca Moy Yat esclarecem qual a diferença do seu Kung Fu para o de outras escolas:

“Eu ensino as mesmas técnicas e formas. Mas o modo que ensino é diferente porque uso o método de Ip Man para ensinar. Moy Yat Ving Tsun não é para luta. Isso não quer dizer que não pode ser usado numa luta. Meu Kung Fu existe para melhorar a sua vida”

Quando o Patriarca Moy Yat chegou aos Estados Unidos em 1973, não se tinha notícia de nenhum outro discípulo do Patriarca Ip Man com sólida experiência na transmissão do Sistema Ving Tsun no Ocidente. Isso naturalmente o transformou em uma importante referência internacional na salvaguarda do Sistema Ving Tsun.

Entretanto, o Patriarca Moy Yat adotou uma postura de respeito com relação aos diferentes modos de acesso ao Sistema Ving Tsun elegidos por outros mestres da época e limitou-se a compartilhar apenas para os seus descendentes o processo que havia aprendido através da experiência privilegiada que teve com o seu mentor Ip Man, o “Sam Faat”, mais conhecido como Vida Kung FuAssim nasceu a Denominação Moy Yat Ving Tsun, hoje consolidada como uma referência mundial de transmissão tradicional do Sistema Ving Tsun.

A Denominação Moy Yat Ving Tsun é o compromisso de provimento progressivo da Vida Kung Fu (Sam Faat), assumido pelo Patriarca Moy Yat (1938-2001) para com seus descendentes como modo de acesso ao Sistema Ving Tsun.

Posteriormente foi criado pelo Grão Mestre Leo Imamura um programa para apoiar e instrumentalizar a Denominação Moy Yat Ving Tsun, o Programa Moy Yat Ving Tsun de Inteligência Marcial.